Busque por discernimento espiritual

Escrever por:

Para refletir: O poder do Espírito Santo não é para ser apenas experimentado. Deus não quer ser experimentado! Ele quer ser o lugar para nós estarmos! Falar do Espírito Santo é a mesma coisa que falar de Jesus!

A pergunta principal: O que é ter discernimento de fato?

Discernimento nos leva a pensar em: 1) Percepções ; 2) Sensibilidade ; 3) Capacidade de compreender situações e separar o certo do errado.

Tem pessoas que acham que, por ter revelação, por ter vivido um milagre pontual, acham que estão vivendo o “todo espiritual”, assim como a cura de alguém através do Espírito Santo.

A vida com o Espírito é como frutas de uma vitamina: precisamos colocar todas as benfeitorias e as manifestações dEle em nós, e colocar no “liquidificador”, e deixar tudo homogêneo: ISSO QUE VERDADEIRAMENTE É DISCERNIMENTO! Tornar a capacidade de escolher e entender as situações. É a partir do discernimento que pensamos direito, agimos, fazemos nossas escolhas.

Ter muito muitos dons espirituais e pouco discernimento, é muito ruim!

Por exemplo: ser um excelente mestre, mas ao mesmo tempo ser uma pessoa sem discernimento é algo péssimo!

Buscar discernimento espiritual deve ser prioridade frente ao dom de línguas por exemplo!

Do que adianta ter este dom de falar em línguas e ser um péssimo administrador das próprias finanças, por exemplo?

Qual tem sido o seu papel no local onde você mora, onde você está? Qual o seu papel como marido, como esposa, como filho, empregado e cidadão? Uma pessoa cheira do Espírito Santo transforma as pessoas e os ambientes. Gente com discernimento do Espírito Santo é capaz de tornar um ambiente cinza e sem graça em um lugar colorido e alegre!

Uma pessoa cheia do Espírito Santo inspira e atrai os outros! Como por exemplo BARNABÉ, em Atos 11:

v. 22. Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia. 

v. 23. Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração. 

v. 24. Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor. 

Para refletir: Por que enviaram Barnabé? Porque diante daquela realidade era necessário uma pessoa com muito discernimento! Se fosse um religioso, sem discernimento, iria ficar apontando as falhas e as coisas erradas. Porém Barnabé, cheio de Espírito, via a graça de Deus em tudo, ele foi atrás de Saulo por ter muito discernimento.

Quando somos cheios do Espírito ficamos cheios de discernimento!

I Coríntios 2

14. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 

15. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois um ser espiritual discerne TODAS as coisas!

E quanto a você, leitor(a) ? Você se considera uma pessoa espiritual? Quais são os frutos das suas escolhas? Quais são os frutos do seu casamento? Quais são os frutos das suas ações?

Uma pessoa sem discernimento se torna um estorvo, um ser infeliz que se apega a coisas pequenas e não vive coisas maiores na vida!

O fruto do Espírito Santo vem acompanhado com discernimento! Agir com discernimento beneficia não somente ela, mas também às outra pessoas que estão à nossa volta!

Ser uma pessoa com discernimento significa ter a capacidade de enxergar soluções improváveis para determinadas situações. Discernimento produz JUSTIÇA! Exemplo Salomão em I Reis 3;16-28 – quando ele decidiu cortar a criança ao meio ele teve discernimento, pois a mãe verdadeira jamais permitiria isso acontecer!

Discernimento salva vidas! Exemplo: José no Egito – ele tinha 10 irmãos invejosos. José em determinado momento não tinha discernimento, e ficava irritando os irmãos, cantando vantagens, provocando, até que se encontrou numa cova

Depois que José apanhou bastante “da vida”, no capítulo 41:1-32 – ele tem uma REVELAÇÃO, na interpretação de um sonho do rei! NO versículo 33-57 , José aplica o DISCERNIMENTO, ele traz para Faraó uma saída para aquele impasse: “você precisa eleger um “administrador” – disse José, que não queria mais ficar na cadeia. E o faraó disse: você é esta pessoa que eu preciso!

O Espírito Santo te usa com revelação e o discernimento: para os filhos, para a escola, para o trabalho.

Ler a Bíblia de manhã e aplicá-la a tarde! Isso é levar um exemplo de ter discernimento!

Conclusão: Tiago 1:5. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Amém!

Pr. José Hilton – Pastor na Comunidade da Graça em Sorocaba


Posts Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *