CRESCER – QUAL A SUA IDADE ESPIRITUAL

Escrever por:

Lucas 2:52 – “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.”

QUAL A SUA IDADE ESPIRITUAL?

Todos nós conhecemos alguém que é imaturo ou imatura emocionalmente, ou seja, que não tem a mesma idade emocional que os anos de vida deveriam revelar, não é verdade?

Todos os dias nos deparamos com pessoas competindo feito crianças, principalmente no trânsito, para mostrar quem tem o brinquedo mais rápido (no caso o automóvel), ou com pessoas na faculdade ou no treinamento da empresa que explodem raiva só porquê alguém pegou o lugar dela na sala, como os pré-adolescentes fazem durante o ensino fundamental.

Por outro lado, existem uma garotada por aí que, muito embora a pouca idade, são pessoas que parecem maduras, responsáveis, preocupadas com o meio-ambiente mesmo com tão pouca vivência no mundo.

O fato é que existem áreas em nossas vidas que amadurecem mais do que outras, e normalmente as áreas mais desenvolvidas são aquelas que acessamos mais, ou que somos expostos em um número maior de vezes.

Em nossa vida ESPIRITUAL não é muito diferente!

Assim como em nossa vida terrena, onde nossa idade é denunciada muitas vezes pelos cabelos brancos, ou por como reagimos em situações difíceis, da mesma forma denunciamos a nossa idade espiritual de formas muito similares.

Em uma carta a igreja de Corinto, Paulo descreve as pessoas imaturas espiritualmente como crianças em Cristo, e isso verificamos em I Coríntios 3, nos primeiros versículos: “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais.”

Em se tratando de vida espiritual, existem algumas máximas bíblicas que conduzem a nossa vida, que funcionam verdadeira bússola para tomarmos as decisões em nossa vida. Passagens bíblicas como “honra teu pai e tua mão para que tudo te vá bem”, “ame o seu próximo como a si mesmo”e “lançai sobre Ele toda vossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de nós” são exemplos destas máximas, que nos inspiram uma vida cristã.

Porém, uma coisa é certa: É muito difícil viver estas verdades se ainda somos como crianças em Cristo, se ainda somos imaturos espiritualmente. É impossível alcançar a plenitude espiritual se ainda agimos de acordo com nossos próprios sentimentos, orientados apenas por nossos instintos!

Saiba que CRESCER é uma DECISÃO. Se não escolhemos o caminho do crescimento, fica muito difícil amar o próximo, perdoar os seus agressores, honrar os seus pais, ter esperança e tantas outras atitudes cristãs.

Como você pode crescer na sua vida espiritual?

Veja 3 passos para aqueles que querem ter uma vida Espiritual MADURA e SAUDÁVEL:

  1. TENHA MENTORES: Assim como crianças que não consegue se alimentar sozinhas, e que precisa dos seus pais para ajuda-las, faça o mesmo: Coloque a sua vida espiritual debaixo de supervisão, sob o cuidado de pessoas mais maduras do que você! Sozinhos jamais chegaremos a algum lugar!
  1. DESENVOLVA-SE! Saia do lugar! Assim como uma criança é levada a comer frutas, depois parte para legumes e somente posteriormente come carne, coloque-se em situações que vão desafiar o seu “estomago espiritual”, tome decisões que te ajudem a desenvolver seu espírito! Que decisões são essas? 1) Esteja próximo de pessoas mais maduras já é de excelente ajuda! 2) Participe dos cultos e ministrações em sua igreja, como as que temos aqui na Comunidade da Graça, é excelente para ter acesso a revelações e direções bíblicas! 3) Procure uma célula! Participar de um grupo menor te faz exercitar seu raciocínio espiritual, você é convidado a não somente ouvir a mensagem, mas também compartilhar, a contribuir com sua própria experiência, e isso é precioso demais! 4) Leia livros de autores cristãos e tenha contato com outros pontos de vistas a respeito da palavra de Deus.
  1. COMPARTILHE SUAS EXPERIÊNCIAS: Nos versículos 6, 7 e 8 de I Coríntios 3 Paulo descreve 2 verbos de pessoas atuantes no Reino de Deus. PLANTAR e REGAR: Ou nós estamos plantando, ou você está regando na vida de alguém. Plantar significa lançar a semente, significa usar a sua visão para se conectar com o mundo sem Deus, usar os seus ouvidos para OUVIR mais as pessoas, sem interrompê-las, sem julgá-las. Plantar também significa usar sua BOCA para falar a respeito de Jesus, Aquele que tem o poder de curar todas as doenças, que tem o poder de curar os traumas, e o ÚNICO CAPAZ DE GERAR O CRESCIMENTO que tanto buscamos! E REGAR? Podemos entender como acompanhar o NOVO NA FÉ! Ajudá-lo nos primeiros passos, ser um bom amigo, cuidar para que ele não se perca neste mundo louco que vivemos! Você quer crescer? Deixe então Jesus te usar para fazer outros crescerem também! CRISTO EM NÓS, ESPERANÇA DA GLÓRIA!

Davi Osório

Líder na Comunidade da Graça em Sorocaba.


Posts Recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *