ESPERANDO SIM, PARADO NUNCA!

Escrever por:

Na sua opinião, o que realmente significa ter ESPERANÇA?

Para certas pessoas ter Esperança se resume apenas esperar para que o melhor aconteça. E desta forma, apenas esperando, de braços cruzados, essas pessoas se tornam reféns dos acontecimentos da vida.

Para outras pessoas a ESPERANÇA na verdade é uma aplicação, significa que estando em movimento, essas pessoas agem, produzem e são esperançosas de que o melhor irá acontecer.

A Bíblica traz um versículo que exemplifica o que de fato é TER ESPERANÇA.

Em Salmos 40:1 diz: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”

Em uma outra versão verificamos o seguinte: “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.” (NVI)

Perceba que comparando estas versões, concluímos que ESPERAR no Senhor significa colocar toda a esperança que temos nEle!

No livro de Josué nos deparamos com um momento único da história do povo de Israel: Após tanto sofrimento, perseguição, açoites e uma longa caminhado, era chegada a hora de cada tribo receber a sua porção de terra, que Deus havia prometido no início. Porém 07 tribos ainda não tinham recebido a sua parte e estavam apenas “esperando” pelos direitos deles. Vejamos o como a Bíblia descreve este episódio:

Josué 18:1-6

Toda a comunidade dos israelitas reuniu-se em Siló e ali armou a Tenda do Encontro. A terra foi dominada por eles;

mas, sete tribos ainda não tinham recebido a sua herança.

Então Josué disse aos israelitas: “Até quando vocês vão negligenciar a posse da terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, lhes deu?

Escolham três homens de cada tribo, e eu os enviarei. Eles vão examinar a terra e mapeá-la, conforme a herança de cada tribo. Depois voltarão a mim.

Dividam a terra em sete partes. Judá ficará em seu território ao sul, e a tribo de José em seu território ao norte.

Depois que fizerem um mapa das sete partes da terra, tragam-no para mim, e eu farei sorteio para vocês na presença do Senhor, do nosso Deus.

Baseado neste texto, um ensinamento muito importante de como Deus age em nossas vidas:

  1.  É muito diferente Esperar em Deus e ter Esperança no que Deus pode fazer.

Existem 02 tipos de pessoas neste mundo: Pessoas que estão vivendo hoje tudo o que Deus tem preparado para elas, pois são pessoas que não ficam esperando de braços cruzados, pessoas como uma parte deste povo de Israel, trabalharam, agiram e se prontificaram, e estavam naquele momento vivendo dentro da promessa, em suas terras.

E existem pessoas que se colocam numa situação de inércia, que usam a esperança apenas para ficar esperando as coisas acontecerem, como ocorreu com esta outra parte do povo, ou seja, essa que levou uma bronca de Josué: “Até quando vocês vão negligenciar a posse da terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, lhes deu?”. Estas pessoas ficaram esperando as coisas acontecerem por si próprias, estavam sentadas, acomodadas, provavelmente até murmurando que não haviam recebido a sua parte ainda.

Qual o tipo de pessoa que você decide se tornar HOJE?

Uma pessoa ativa, que tem esperança no Senhor, mas que também toma posse daquilo que Deus já tem te dado, ou uma pessoa passiva, que fica esperando as coisas acontecerem sem movimentar 1 dedo sequer?

É necessário acreditar que Deus preparou para você o melhor! Deus te ama profundamente, e quer te conceder benção tão grandes que você jamais poderia imaginar!

Sabendo isso, quais serão as suas atitudes PRÁTICAS que vão te deixar ainda mais próximos da vontade de Deus?

Eu separei algumas dicas que poderão te ajudar:

  1. Desenvolva uma HABILIDADE NOVA em sua vida! Você sabia que para desenvolver uma nova habilidade a pessoa precisa praticar e repetir aquilo pelo menos 50 vezes, e somente assim aquilo vira uma habilidade de verdade? Decida, por exemplo, ser mais habilidoso em suas finanças e tornar sua vida financeira mais organizada, sua família mais unida. Esta decisão pode inclusive te levar a uma promoção, aumento do seu salário, e tantos outros resultados bons.
  •  COLOQUE A SUA CASA EM ORDEM. Colocar a casa em ordem pode significar para muitos resolver situações que estão há anos paradas e estagnadas, talvez signifique PEDIR PERDÃO para alguém que você tenha prejudicado de alguma forma, ou pode significar reunir a família mais vezes para desenvolver relacionamento. Para outros, colocar a casa em ordem possa ser ter uma VIDA ESPIRITUAL em ordem, acordar mais cedo, dedicar-se a leitura focada da palavra, orar mais.

Que você possa, ao final de tudo, poder declarar como Salmo 40:1: Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.”

Davi Osório Líder da Comunidade da Graça em Sorocaba


Posts Recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *